Vivemos num período da História que permite a coexistência de várias opiniões, sensações, perspetivas filosóficas e pedagógicas. Cada uma delas forte, interessante, coerente e deliciosa no seu caráter. Parece-nos apenas que o perigo de um caminho vive na cegueira sobre apenas uma vertente quando é realizada num tempo e aplicada noutro já transformado, já renovado.
Movimentos e teorias afirmam-se, cruzam-se e contribuem para um nova realidade cada vez mais visível. Pedagogia de Projeto, Waldorf, Montessori, MEM,High Schoop, João de Deus, Reggio Emilia, Jenaplan, Antroposofia, Psicologia Positiva, Ensino Inclusivo, Pestalozzi, Play-based, Escola Viva, Escola Democrática são as que se assumem formal e informalmente no momento atual que dão a cara pela sua identidade em Portugal. Há mundos novos em cada esquina, uns seculares, outros recém-nascidos e ainda em construção com um propósito: cumprimento de missão segundo os pilares que lhes fazem sentido.
Sugerimos uma reflexão… em comunidade educativa atrevam-se a sentir as caraterísticas, as necessidades e os aspetos fortes do quadro geográfico e social onde se inserem. Com coerência, firmeza e carinho cuidem de um ambiente educativo adequado à vossa medida.
Adaptemos cada ação ao momento presente de cada comunidade viva!
Assim talvez façamos algo melhor para nós enquanto país, profissão e realidade educativa que vive no presente, aqui e agora.
Será que veremos cada ser humano a ser a autoridade natural nas suas próprias vidas?
Irás escolher por ti mesmo desta vez?
Irás respeitar a tua verdade?
Gostaríamos de te ver em pleno:)