Numa 1.ª publicação, pretendemos elucidar sobre as possibilidades existentes de trabalho educativo como docente para além do ensino público e colegial, devido ao pouco conhecimento que alguns estudantes e profissionais de educação e até mesmo pais, possuem sobre este tema. Tal desconhecimento foi sentido, também por nós, evidenciando-se assim, a necessidade de transmitir informação.
Posto isto, aqui pretende-se alertar para as seguintes opções:
Abordagens formais
Ensino em escolas públicas
Ensino em colégios (religiosos, laicos, bilingues, internacionais…) Opções que se orientam com base nos conteúdos programáticos / metas a atingir nas aprendizagens
Abordagens informais
Ensino doméstico
Ensino organizado por associações de pais
- Clonlar
Opções que se centram na formação do indivíduo
Alerta-se para o facto de que quer no ensino oficial, quer no privado existem cada vez mais uma procura, por parte dos profissionais, por melhorar as suas práticas pedagógicas com o intuito de conferir mais significado às aprendizagens dos alunos.
Existem escolas a trabalhar em rede, no sentido de se ajudarem a partilha de ideias, provocações construtivas e motivadoras de mudança.
A Rede de Educação Viva e a Rede Educação Século XXI procuram ajudar esta metamorfose na educação em ambas as vertentes formal e informal.